quinta-feira, 8 de março de 2012

QUERER É PODER??? (parte 1)

Alguns de vocês devem estar estranhando o por quê que usei uma interrogação numa frase tão amplamente aceita e quase sendo lei.

Sempre ouvi que bastava querer algo que iríamos conseguir. Mas basta querer? Tudo bem que tudo deve começar querendo, ou deveria ser assim, mas dizer que “Querer é Poder” soa para mim um tanto quanto simplório.

Para entendermos que não basta querer, mas sim FAZER, devemos começar entendendo a frase exposta, palavra por palavra.


Querer

O que significa querer na frase "querer é poder"?

Como eu já disse, tudo na nossa vida deveria começar com um “eu quero”, mas sabemos, se você já saiu da fase de adolescência, onde muito é fantasia, e passou para a fase adulta, que nem tudo que queremos, teremos, e nem tudo que quisemos, tivemos. E sabe muito bem que muitas coisas apareceram na sua vida mesmo você não querendo.

Então, não basta dizer “eu quero” que acontecerá. Há mais do que isso. Quantas pessoas querem ter sucesso, seja lá o que isso possa significar para você; quantas pessoas querem mudar, melhorar, seja na vida pessoal ou na profissional; quantas pessoas querem diminuir o seu ritmo de vida, ou ficar rico; quantas pessoas querem... mas quantas pessoas conseguem? Isso me lembra daquela piada do sujeito que queria porque queria ganhar na loteria e ia todos os dias à Igreja rezar: “Deus, me ajude a ganhar na loteria, eu quero isso muito para mim. Prometo até que farei caridades e ajudarei a humanidade...”. Abria a igreja e saía de lá expulso. Até que se passou um ano e de repente Deus apareceu pra ele e disse: “Puxa vida, não aguento mais você implorar, eu faço você ganhar, mas vá lá e jogue!!!”.

Ou seja, precisamos nos mexer... Precisamos começar e terminar! Precisamos fazer a nossa parte. Por isso, afirmo novamente, não basta apenas querer.


É

Este verbo, um tanto simplório, é o cerne principal da frase, diria eu.

‘É’ é a conjugação do verbo ser. Leia de novo: conjugação do verbo SER. E não do verbo TER. Analisando por esse prisma, principalmente quando remontarmos a verdadeira frase, diria que sermos é mais importante do que termos. É claro que ter dinheiro, ou bens, para se conseguir realizar algo é muito mais fácil, e, em algumas ocasiões, o definitivo para se conseguir, mas SER é muito mais importante, e deve vir primeiro. E o que é melhor, SER depende mais de você do que de outra pessoa.

É claro que não podemos achar que para ser um jogador de futebol famoso devemos apenas SER um bom, ou ótimo, jogador. Não basta isso. Mas é o início.


PODER

Aqui fica uma dúvida. A palavra PODER se refere como substantivo ou como verbo? Pois, segundo a frase, se eu Quero, então eu tenho o Poder para conseguir, e nada me deterá! Ou então: será que se eu Quero, eu Posso conseguir, mas não necessariamente Poder para conseguir? Acredito até que poderia servir para as duas coisas. E vou mais além, depende da entonação do locutor.

Já ouvi quem dissesse essa frase batendo no peito com muito orgulho. E já ouvi também de bons amigos tal conselho, mas sem muito euforia. Em todo caso, para mim, não importa se é uma ou outra coisa nessa frase. Mas voltaremos a dialogar sobre isso na nova frase, e adianto que ela terá as duas conotações.


Agora que já dissecamos palavra por palavra, mesmo que não exaustivamente, poderemos remontar a frase e verificar se realmente ela faz sentido por si só ou não.

Mas esse será um tema para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário