sexta-feira, 9 de março de 2012

FAZER É PODER! O otimismo em excesso.


Quero alertar aos leitores sobre algo que pode surgir quando adotamos a atitude de fazer, no lugar do querer.

Quando disse que devemos Fazer para alcançar o sucesso, não quero dizer absolutamente que se você Fizer inevitavelmente alcançará o sucesso definido por você. Por favor, não é isso. Vamos deixar isso claro de uma vez por todas...

O “NÃO FAZER” é a única forma de você Não alcançar o sucesso.

Mas FAZER também não é garantia nenhuma.

- Puxa... Agora é que não entendi...

Imagine que para alcançar um sucesso você precise seguir um caminho. Então, o Fazer apenas te deixa apto a seguir tal caminho, e, mesmo assim, esse caminho talvez não seja o melhor, o mais curto, ou que realmente vá te levar para o sucesso pretendido. Isso porque quando você faz algo, este algo não necessariamente é o melhor que pode ser feito. Talvez ainda falte muito para que este algo seja vendável (pensando em um produto). E, além do mais, você ainda precisa fazer com que este algo ainda seja melhor do que a maioria que já existe por aí: iguais ou similares...

O Querer vem apenas de um Desejo... Mas o Fazer já é o caminho, já é o movimento que você precisa para chegar a um objetivo alcançável.

Faça! Aconteça!

Mas se Fizer e de nada resultar, ou se o resultado ainda for insatisfatório, isso não quer dizer que você fracassou. Mas sim, que foi uma derrota temporária!

Nesse momento, precisamos aprender com os erros que possivelmente cometemos. Ou percebermos que o momento não foi favorável ao produto como idealizamos. Inúmeros fatores podem ter ocorrido para que o nosso produto, ou objetivo, não tenha sido o desejado. Aprendemos quando erramos. O sempre acertar pode ser muito bom, e é o que todos nós gostaríamos disso, mas não é a maneira que realmente aprendemos algo e assim poder fazer melhor.

Como exemplificou um amigo, uma pessoa de nível mediano, que tem como objetivo passar em um concurso muito disputado, achar que fazer um cursinho é a única maneira de ser bem sucedido, pode ficar decepcionado se um dia concluir tal cursinho e mesmo assim não ter passado no concurso. Se essa pessoa usar a inteligência, vai aprender com essa derrota, e saberá que há mais coisas para se fazer para se preparar melhor para um concurso. É bem provável que no próximo concurso, caso esta pessoa tenha refletido honestamente sobre a sua derrota temporária, que não bastava apenas fazer um cursinho, mas também buscar outros meios para tentar assimilar mais conhecimento e experiência, para ter mais chances de conseguir uma vaga.

Lançar um produto no mercado não é sinônimo de vendas e sucesso financeiro. Pois seu produto pode ter sido feito do jeito que você quis, e não do jeito que o público pagante quer! Além de que podem existir ainda vários produtos iguais ou similares ao seu. Assim terás que fazer um produto ainda igual ou superior aos concorrentes, ou que tenha alguma coisa que possa atrair um maior público. Mas você só saberá se seu produto é vendável ou não muito provavelmente quando colocá-lo no mercado (sem contar com outros fatores).

Mas ainda tem aquele algo que você faz e não há concorrência, ou não faz sentido o contexto de concorrência. Por exemplo, uma viagem realizada, uma compra de produto, uma arrumação ou reforma de sua casa, e outros desejos nesse sentido. Nesses casos, só o fazer já basta e te satisfaz. E é por isso que recomendo, para aqueles que tem dificuldade em Fazer ou colocar em prática suas ideias, começar por estes, pois o realizar já é o objetivo em si, e é muito gratificante, nos deixando mais confiantes para projetos maiores e mais complexos.

O Fazer, portanto, já é uma grande realização em si, mas não necessariamente o alcance do sucesso, e é o primeiro passo que temos que realizar de fato. É esquecer o somente Querer; e adotar o Fazer (com planejamento). Mas o Não Fazer, isso sim já é garantia do não sucesso, e de um fracasso que podemos carregar pelo resto da vida, nos fazendo sentir mais frustrado e menos confiante em nós mesmos, perdendo o otimismo para as nossas realizações pessoais e profissionais.


Como uma imagem vale mais do que mil palavras, fiz um pequeno fluxograma abaixo exemplificando a ideia do texto, de modo bem resumido... Uma espécie abstrata de passo-a-passo de como “agir” para colocar um produto no mercado...


 
Veja se você precisa mudar como “agir” com suas ideias. Eu mesmo tenho tentado mudar!

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