quarta-feira, 16 de julho de 2014

Uma mente repleta de ideias nos deixa imóveis.




- Como assim?

Deixe-me explicar.
Se perguntar para alguém o que ela acha de uma pessoa ter várias ideias, provavelmente a resposta seria algo do tipo:
- Sorte a dela. Eu não tenho nenhuma.
Ou ainda:
- Deus a abençoou, e no final das contas irá te cobrar por isso.
Também tem essa versão:
- Que magnífico! Poderás ficar rico!

Mas na verdade ter várias ideias pode ser uma armadilha para ela mesma.
- Novamente pergunto: como assim? Me explique isso.

Uma pessoa que tem várias ideias é porque assimila muito do que vê e ouve, processa essas coisas, questiona, duvida, e procura outras soluções na mesma área ou em outras áreas... Muitas vezes a ideia não é totalmente original, mas uma adaptação, e isto cria uma nova força motriz que gera uma nova ideia, que gera uma nova força que gera mais uma nova ideia... Assim por diante. E à medida que ela, a pessoa que inventa, cria algo, mais a mente vai se adaptando a pensar para criar algo. É quase um processo intermitente.
O problema maior é quando as ideias ficam apenas no campo das ideias e não se concretizam... E isso é mais comum do que se imagina, pois a mente fica absorta em criar coisas novas ainda na parte etérea, na mente, em um grau de abstração, que muitas vezes o inventor não acha o caminho de colocá-las em prática.
A mente fica presa.
E quando transformamos apenas uma pequena porcentagem das ideias em prática, nos frustramos, ficamos transtornados, e mais uma vez nossa mente nos prende, criando uma bola de neve, só que pro lado negativo do processo todo. E sabe por que estou dizendo isso? Por que eu sou uma dessas pessoas cheias de ideias e que ainda não teve tempo ou recursos para colocá-las funcionando! Por falta de recursos. Por perfeccionismo. Por ambos. Mesmo assim, já escutei coisas do tipo: “como você tem tempo para tudo isso?”; “de onde você tira essas coisas, essas ideias?”; “puxa, não conseguiria fazer nem a metade do que você já fez”. E a última que me emocionou bastante: “você será daquelas pessoas que aos 87 anos ainda vai chegar para alguém e contar uma boa ideia...”! Mas ainda há frases que me chamaram atenção: “você será um cara muito rico!”; “Deus cobrará tudo isso de você!”; “o que está te faltando para colocar tudo isso na prática?”; “você tem que focar mais e não querer abraçar o mundo”. São frases verdadeiras que mexem com você. E por que isso tudo me incomoda? É porque a velocidade de criação de ideias e projetos que me vêm a mente é muito maior que minha velocidade e capacidade de realizá-las. E isso me frusta bastante. Me desanima em certos momentos.

“Você será um cara muito rico!”
Estou esperando até hoje isso acontecer!!! rs
Vejo várias pessoas que não têm nem a metade das minhas ideias, mas ganham muito mais do que eu. Algumas são ricas (apesar de não definir o que é ser rico). Isso porque focaram, acreditaram, e persistiram.

“Deus cobrará tudo isso de você!”
Essa é a frase mais forte de todas.
É claro que se temos dons temos que explorá-los, compartilhá-los, e fazer valer não só em benefício próprio, mas, se possível, para a humanidade. E se não conseguir alcançar a todos, que pelo menos sirva a seus filhos, seus parentes, seus amigos, vizinhos...
Que a nossa vida seja frutífera (para o bem). Que deixe rastro!

“O que está te faltando para colocar tudo isso na prática?”
Nunca entendi se isso era uma pergunta ou uma espécie de interjeição do tipo: vamos lá! Comece agora a colocar tudo isso em prática. Mas se na minha juventude soubesse a metade do que sei agora (isso serve para todos e em todas as situações), minha vida teria outro rumo, teria tomado outras decisões, teria me planejado melhor, prestaria atenção no meu plano de vida. Mas são apenas “se”...

“Você tem que focar mais e não querer abraçar o mundo.”
Essa frase resume tudo.
Há um tempo, conversei com um amigo sobre pessoas que selecionam uma coisa para fazer e se aprofundam nisso. Reparamos que essas pessoas têm mais chance de conseguir algo do que aquelas que diversificam de mais. Aquela pessoa que tenta fazer diversas coisas acaba se perdendo e não sendo frutífera, isto é, dando frutos, colocando em prática suas ideias. Falaremos disso em outra postagem.

Talvez você já tenha escutado algo parecido também. Ou outras frases também interessantes.

Resumindo, a mente é a nossa principal arma para conseguir o que queremos, e é ela que influencia o nosso comportamento, os nossos desejos e nossa emoção. Estar de bem conosco é o primeiro passo para o nosso sucesso familiar e profissional. Precisamos tomar as rédeas de nossas vidas. A questão toda é definir exatamente onde você quer chegar. Qual a sua meta de vida? Como quer ser lembrado após a passagem por esta vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário